Rachel Carson
Rachel Carson
Clara da Costa Maranhão, 5e1
Rachel Carson nasceu em 27 de maio de 1907 em Springdale, Pensilvânia. Foi bióloga marinha, cientista e ecologista e escritora norte-americana do famosíssimo livro ‘’Primavera Silenciosa’’(Silent Spring), lançado em junho de 1962. O livro fala sobre os efeitos nocivos de pesticidas para a saúde humana e para o meio ambiente e influenciou a conscientização da população sobre o impacto da intervenção humana na natureza. A obra destaca como esses pesticidas contaminam o ar, a água e o solo e podem ser prejudiciais para a saúde quando são acumulados na alimentação. Rachel sempre teve talento para escrever desde nova.
![]() |
| Dessin de Penelope Soutif Corte (3e1) |
Quando criança, ela passava muitas horas aprendendo mais sobre as lagoas, os campos e as florestas com a sua mãe e seus irmãos mais velhos. O amor dela pela natureza fez com que ela recebesse o título de mestre em zoologia em 1932, aos 25 anos. Em 1936,ela se tornou a segunda mulher a ser contratada pela Secretaria de Pesca dos Estado Unidos. Alguns anos depois, ela foi promovida a editora-chefe e continuou escrevendo livros sobre a conscientização ambiental, tal como o best-seller “O Mar que nos Cerca’’(The Sea Around Us).
Em seus livros, Rachel falou sobre um dos principais pesticidas dos Estados Unidos na década de 60: o DDT, o primeiro pesticida moderno. Pouco tempo depois do lançamento do livro, várias empresas químicas, que produziam o DDT começaram uma campanha de difamação contra a autora e o livro.
Porém o legado de Rachel conseguiu mudar a política estadunidense, com o banimento do uso do DDT e de outros pesticidas nos Estados Unidos.Originalmente, o produto era usado como exterminador de insetos durante a Segunda Guerra Mundial.
Depois de alguns anos de pesquisa, Rachel se deu conta de que a substância tinha um efeito extremamente nocivo em plantas e aves. Depois de suas denúncias, ela finalmente foi ouvida e houve a proibição desses produtos. Rachel morreu em 14 abril de 1964 em Silver Spring aos 56 anos. Mesmo sendo pouco conhecida, Rachel continua inspirando várias meninas e mulheres até hoje. Sem a ajuda dela muitas espécies já teriam desaparecido.

Commentaires
Enregistrer un commentaire