Rachel Carson

Rachel Carson

Clara da Costa Maranhão, 5e1


Rachel Carson nasceu em 27 de maio de 1907 em Springdale, Pensilvânia. Foi bióloga marinha, cientista e ecologista e escritora norte-americana do famosíssimo livro ‘’Primavera Silenciosa’’(Silent Spring), lançado em junho de 1962. O livro fala sobre os efeitos nocivos de pesticidas para a saúde humana e para o meio ambiente  e influenciou a conscientização da população sobre o impacto da intervenção humana na natureza. A obra destaca como esses pesticidas contaminam o ar, a água e o solo e podem ser prejudiciais para a saúde quando são acumulados na alimentação. Rachel sempre teve talento para escrever desde nova. 


Dessin de Penelope Soutif Corte (3e1)


Quando criança, ela passava muitas horas aprendendo  mais sobre as lagoas, os campos e as florestas com a sua mãe e seus irmãos mais velhos. O amor dela pela natureza fez com que ela recebesse o  título de mestre em zoologia em 1932, aos 25 anos.  Em 1936,ela se tornou a segunda mulher  a ser contratada pela Secretaria de Pesca dos Estado Unidos. Alguns anos depois, ela foi promovida a editora-chefe e continuou escrevendo livros sobre a conscientização ambiental, tal como o best-seller “O Mar que nos Cerca’’(The Sea Around Us). 


Em seus livros, Rachel falou sobre um dos principais pesticidas dos Estados Unidos na década de 60: o DDT, o primeiro pesticida moderno. Pouco tempo depois do lançamento do livro, várias empresas químicas, que produziam o DDT começaram uma campanha de difamação contra a autora e o  livro. 


Porém o legado de Rachel conseguiu mudar a política estadunidense, com o banimento do uso do DDT e de outros  pesticidas nos Estados Unidos.Originalmente, o produto era usado como exterminador de insetos durante a Segunda Guerra Mundial. 

Depois de alguns anos de pesquisa, Rachel se deu conta de que a substância tinha um efeito extremamente nocivo em plantas e aves. Depois de suas denúncias, ela finalmente foi ouvida e houve a proibição desses produtos. Rachel morreu em 14 abril de 1964 em Silver Spring aos 56 anos. Mesmo sendo pouco conhecida, Rachel continua inspirando várias meninas e mulheres até hoje. Sem a ajuda dela muitas espécies já teriam desaparecido.  

 


Commentaires

Posts les plus consultés de ce blog

Bienvenu.es sur le site du Lièrmo!